As condições difíceis e muitas vezes imprevisíveis do mar significam que o seguro de carga é fundamental para o setor de transporte marítimo.
A maioria dos despachantes de carga usará esse serviço e pode exigi-lo como uma pré-condição ao embalar e proteger a carga. Caso algo dê errado, a apólice de seguro pode ajudar a mitigar as perdas.
Ter um seguro não significa que você pode negligenciar procedimentos operacionais padrão, como bom empilhamento e distribuição de peso adequada. Algumas políticas excluirão especificamente as perdas que surgem da negligência do cliente. Se quiser saber mais sobre como importar com segurança, clique aqui.
A oferta do seguro emana da constatação de que muitos indivíduos e empresas estavam sofrendo perdas insustentáveis que interromperam a cadeia de abastecimento.
A embalagem adequada de sua carga é um aspecto do transporte que você pode controlar. No entanto, outros aspectos do transporte, como o clima ou roubos, estão realmente além do seu controle. Além disso, as pessoas com quem você está trabalhando podem não embalar as remessas adequadamente, mesmo que você as entregue intactas.
O seguro de carga cobre muitas dessas eventualidades que provavelmente estão fora de seu controle imediato.
Frete marítimo é um negócio arriscado e o seguro lhe dá tranquilidade enquanto sua carga viaja.
Tipos de seguro de carga
Este artigo explora os diferentes tipos de seguro de carga disponíveis, não suas vantagens e desvantagens, dependendo das circunstâncias. Os produtos de seguros no mercado são realmente diversos e você precisa de uma estratégia clara para selecionar aquele que funcionará melhor para suas remessas. Descrevemos os tipos mais comuns para sua consideração.
Terra
Riscos e eventos de seguro de carga terrestre que ocorrem em terra.
Nesse ponto, é provável que a carga seja transportada por um caminhão ou veículo utilitário como parte da cadeia logística de entrega. Essa cobertura é normalmente doméstica, o que significa que não ultrapassa as fronteiras do país em que a apólice é contratada. Alguns dos riscos que podem ser segurados dessa forma incluem colisão, danos e roubo.
Marinho
Em contraste, o seguro de carga marítima destina-se a remessas tanto no mar como no ar. Esta parte da cadeia de transporte é tipicamente transnacional, então a política atravessa fronteiras em sua cobertura. Alguns dos riscos normalmente cobertos incluem pirataria, mau tempo e danos durante o carregamento ou descarregamento.
Este tipo de cobertura pode ser permanente ou renovável, dependendo da necessidade do comprador. As apólices renováveis são particularmente relevantes para remetentes pouco frequentes que podem exigir cobertura única. Essa abordagem pode economizar custos consideráveis. Aqueles que são remetentes frequentes podem ter apólices permanentes que cobrem todas as suas remessas, independentemente do tamanho e da frequência da remessa.
Riscos de não optar por um seguro de carga
- Embarcações afundadas
- Colisões entre as embarcações
- Descarrilamento
- Condições meteorológicas adversas
- Falha na entrega do item enviado
- Riscos de incêndio
- Desastres naturais como terremotos
- Perdas por roubo