A internet se expandiu e muitas empresas resolveram começar a disputar por uma escala global.
Quando uma empresa começa a crescer e resolve expandir, os esforços empregados pelos empreendedores se tornam mais decisivos e acirrados. Uma das excelentes alternativas para alavancar esse crescimento é importar e exportar mercadorias.
Quem consegue entender os princípios básicos da importação e exportação de produtos, acaba descobrindo a mágica de transformar um pequeno negócio em um negócio bem-sucedido.
Os benefícios dessas atividades são inegavelmente lucrativos e causam um grande impacto dentro de uma empresa.
Sempre que uma organização decide operar internacionalmente, é muito importante lembrar dos fatores adicionais que podem trazer um efeito positivo, afinal exportar e importar vai muito além de uma simples atividade. É necessário saber as vantagens e como realizar isso dentro de cada país.
O comércio de importação e exportação ajuda não somente a sua empresa, mas também é capaz de ampliar e auxiliar na economia nacional. Portanto, se você decidiu investir nesse mercado, é importante saber sobre alguns requisitos obrigatórios de conhecimento para não dar com “os pés pelas mãos”.
O Sistema Informatizado da Secretaria da Receita Federal (SISCOMEX) é o órgão da Receita Federal que permite que você faça o cadastro da sua empresa para poder atuar com importação e exportação dentro do Brasil.
O Sistema integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior. Mas, para conseguir realizar o seu cadastro neste site, é necessário que antes você tenha a autorização do RADAR.
Este, na verdade, deve ser o primeiro passo a ser dado. Sem ele você não será capaz de trabalhar com importação ou exportação dentro Brasil, pois essa permissão dada pelo Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros é o que autoriza que você possa realizar tudo sendo pessoa física ou pessoa jurídica.
É imprescindível que você saiba as regras / normas regulatórias para importar e exportar dentro do Brasil.
Nomenclatura Fiscal, Classificação Fiscal ou, podemos abreviar por NCM, é um código usado pela Receita Federal para classificar e representar a sua mercadoria e facilitar o comércio internacional e seu controle estatístico.
Essa Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é fundamental para que o governo defina quais serão os tributos e alíquotas de impostos envolvidos dos produtos comercializados.
Se houver algum erro na classificação da sua NCM, o seu produto ficará retido na Receita.
Essa Licença de Importação (LI) é um documento governamental que autoriza que a sua empresa faça a importação de mercadorias tanto de pessoas físicas como jurídicas.
Registrar LI no Siscomex – informar quem é o importador, exportador, país de origem, procedência e aquisição, regime tributário, cobertura cambial, entre outras.
Aguardar análise do pedido de LI – o resultado pode ser de deferimento (autorizada), indeferido (não autorizada) ou em exigência (quando o órgão ainda precisa de outras documentações para avaliação)
Resultado da análise – Todo esse processo pode levar até 60 dias e é totalmente gratuito.
É importante perceber as oscilações da moeda nacional e da moeda oficial do país a receber a importação. Sempre avalie a tabela de inflações, pois uma inflação mais alta leva a taxa de juros mais altas.
Para evitar problemas ao importar e exportar mercadorias é importante recorrer a profissionais do setor e reduzir o estresse.