O transporte de cargas em todo o mundo não é isento de riscos. E se você já despachou algo internacionalmente, sabe quantas coisas podem dar errado enquanto as mercadorias estão em trânsito. É aí que entra a importância do seguro de carga internacional.

Se você é um exportador, sua remessa vale algo. Se não valesse nada, você não conseguiria vender. Quer sua carga seja avaliada em R$10.000 ou R$10.000.000, essa é sua perda direta se ela for destruída, perdida ou roubada.

A boa notícia é que o seguro pode proteger o valor de suas mercadorias contra perdas potenciais que podem acontecer durante o transporte durante remessas aéreas, marítimas e ferroviárias.

O que é seguro de carga internacional?

O seguro de carga é o método mais comum usado para proteger o valor de suas mercadorias contra danos físicos, roubo ou média geral.

Podemos comparar o seguro de carga com o seguro de um carro. Você paga pelo seguro do seu carro porque acidentes e roubos acontecem, afinal, nem sempre podemos prever ou evitar esse tipo de coisa. Mesmo após anos, ainda é possível que problemas e eventualidades aconteçam. 

É exatamente o mesmo princípio com seguro de carga. Ao optar por pagar uma pequena fração do valor de suas mercadorias, você está se protegendo para o dia em que o inesperado acontecer.

 

Razões para fazer um seguro da sua carga internacional

01. Roubo de cargas aumentam conforme os anos

10 milhões de dólares em prata foram roubados em plena luz do dia do Porto de Montreal no dia 3 de setembro de 2015. A cena parecia ter saído de um filme, mas não era. 

Os ladrões furtaram um caminhão e logo em seguida roubaram um contêiner de prata em plena luz do dia sem que nem mesmo uma foto dos indivíduos fosse registrada para ser divulgada ao público ou ajudar a polícia a prendê-los.

Estar no meio da alta temporada para roubo de carga e ver uma infinidade de histórias sobre roubos recentemente fez com que este seja o primeiro motivo para obter um seguro. 

02. Perca de mercadorias ou contêineres

Todos os anos, contêineres são perdidos no mar. Em média mais de 730 contêineres são perdidos todos os anos – sem levar em consideração eventos catastróficos e danos. Houve um aumento significativo em relação aos períodos anteriores. 

03. Danos a carga ou desastres naturais

A carga é danificada com muita frequência e os bens danificados são a reclamação número um das empresas expedidoras. Certamente, há medidas a serem tomadas para evitar esses danos (por exemplo, travamento e reforço), porém nunca há qualquer garantia de que a preparação adequada pelo remetente evitará que a carga seja danificada. 

Guindastes podem perder contêineres, caminhões podem se envolver em acidentes, sem falar em furacões, tornados e outros desastres naturais.

04. Responsabilidade limitada da transportadora 

As transportadoras, por lei, não são responsáveis ​​por muitas causas comuns de perdas que ocorrem em trânsito. Mesmo no caso de responsabilidade do transportador, a responsabilidade em caso de perda é limitada – por contrato no conhecimento de embarque ou por lei.

05. Requisito contratual

Os contratos de vendas dos remetentes podem obrigá-los a fornecer seguro de carga marítima para proteger os interesses de um comprador ou de seus bancos.  

Os remetentes devem sempre prestar atenção aos pequenos detalhes de seus contratos. Infelizmente, o seguro às vezes é esquecido e o remetente pode ser responsabilizado.

Por todas estas razões (que representam apenas os casos mais comuns), é muito importante decidir fazer um seguro de carga internacional, que pode cobrir a empresa desde a perda parcial até a perda total de bens.

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